Press "Enter" to skip to content

Conheça os exercícios físicos para o seu corpo e que o seu coração agradece.

Segundo pesquisas realizadas pela OMS (Organização mundial da Saúde) as doenças cardiovasculares, tais como o infarto agudo ou o miocárdio, são doenças dentre as que mais matam no mundo todo.

A prática de exercícios físicos se caracteriza por ser uma das melhores maneiras de evitar essas doenças e manter o coração sempre saudável e pode ajudar de diversas outras formas, consequentemente, a manter todo o corpo saudável, não só o coração.

coracao

A importância da prática de exercícios na prevenção de doenças é de eficiência comprovada!

A prática regular de atividades físicas protege o coração e os vasos sanguíneos de diversas formas, prevenindo assim a asterosclerose, reduzindo o stress, aumentando o bem-estar e auxiliando no combate da obesidade.

Sem contar que também auxilia no controle dos níveis de glicose e colesterol.

 

Exercícios Aeróbicos e o coração

Os exercícios aeróbicos, de maneira geral, são os exercícios responsáveis por manter a boa saúde do coração.

Eles são recomendados no tratamento de doenças cardíacas ou indicados para hipertensos, que desejam normalizar a pressão arterial.

Os exercícios aeróbicos promovem a diminuição do colesterol ruim.

Quando nos referimos a exercícios aeróbicos, falamos de exercícios como a caminhada, a corrida, natação, ciclismo e pular cordas.

Meia hora desses exercícios em intensidade moderada é capaz de prevenir muitas doenças.

A duração pode variar de 30 a 60 minutos em uma frequência de 3 a 5 vezes por semana para os exercícios aeróbicos que devem ser feitos com uma intensidade maior. Outros exercícios que não exigem tanta intensidade como uma simples caminhada, devem ser feita todos os dias para promover a saúde do coração e da mente.

 

Exercícios físicos contra doenças cardiovasculares

Segundo o clínico geral José Carlos F. Gonçalves, os exercícios físicos ajudam a prevenir doenças cardiovasculares em todos os seus âmbitos, especialmente quando se associa a prática destas atividades com hábitos decorrentes de uma dieta saudável.

 

É de extrema importância que a prática de exercícios deve ser precedida por médicos, de preferência, um cardiologista. Esta regra é valida para pessoas de qualquer idade!

A prática de atividades físicas ajuda a reduzir a ansiedade e diminuir a atrofia do córtex pré-frontal, que pode acontecer com o passar dos anos em pessoas com idade avançada.

Uma boa opção de exercícios físicos para pessoas de idade avançada é uma caminhada de 30 a 40 minutos pelo parque, hidroginástica ou pilates. Esses exercícios vão melhorar drasticamente a saúde de suas articulações e tornar o seu coração mais saudável.

Um estudo realizado pela Universidade Duke, localizada em Durham, na Carolina do Norte – EUA mostrou que pessoas idosas que praticam exercícios físicos tendem a ter menos doenças do que as pessoas jovens e sedentárias.

Conclusões

Sabemos que as atividades físicas têm grande influencia não somente em nosso coração, como também, em nossa saúde de forma geral, principalmente no que se trata de conservar um dos órgãos responsáveis por todas as nossas ações o nosso cérebro.

Uma vez que o nosso cérebro e coração são saudáveis, todo o nosso corpo será. É muito bom praticar exercícios assim que acordar e manter o nosso corpo livre de doenças a cada dia.

 

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *